Número total de visualizações de página

domingo, 30 de junho de 2013

Navengando pelo mundo eu vou....


Ginga Brasil Estonia

Agora que chegou o verão fazemos um breve balanço do primeiro semestre de 2013. O primeiro semestre foi premiado com muitas viagens e bons eventos na capoeira. 
Realizamos um conjunto de tarefas importantes no nosso trabalho como a presença no I evento de primavera do Ginga Brasil Estónia, participação nos batizados dos Grupos Escola da Capoeiragem Polónia e Batizado infantil do grupo UNICAR Cracóvia. O ano fechou ainda com dois eventos importantes com a realização da quarta edição do Gingando pela cidadania nas cidades de Lisboa e Peniche. 
 
Mestrando Samuca e Professor Chocolate Polonia
Destacamos o crescimento da capoeira no leste da Europa. Cresce cada vez mais o interesse dos europeus pela capoeira, em particular no leste da Europa, e interessante verificar como a língua portuguesa é património de muitos. Temos uma responsabilidade muito grande com esse crescimento e com a relação que a capoeira, fora do Brasil, deve ter com a cultura brasileira e a língua portuguesa. 
 
Professor Adam Unicar Cracovia
Tem também se diversificado o padrão dos praticantes da capoeira com o crescimento e presença massiva de crianças e adolescentes nos batizados o que requer novas metodologias. A capoeira fora do Brasil tem as suas especificidades e é ainda premente a tarefa de traduzir e compreender o que ela significa, muito embora grande parte dessa aproximação cultura já tenha sido feita.
Terminamos também esse semestre a edição do documentário etnográfico Mandinga for Export e esperamos exibi-lo nos eventos e quem sabe em festivais da especialidade.

Sem comentários:

Mensagens populares