Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Gingando para cidadania 2012 : um balanço positivo

Eu sei que eu vou um dia, pro outro lado do mar gingando pra cidadania” Instrutor Dendê SP
O evento Gingando para cidadania realizou em Portugal a sua terceira edição na cidade de Lisboa no parque de campismo de Monsanto. Entre os dias 21 a 24 de Junho, o evento comemorou ainda os 20 anos do grupo Ginga Brasil e contou com a presença de quatro convidados do Ginga Brasil São Paulo : Contra mestre Eduardo Negão, professor Cabeça e os instrutores Dendê e Bigode.
Para recordarmos um pouco o histórico desse evento lembramos que a sua primeira e segunda edição ocorreram em São João da madeira no complexo das piscinas municipais da cidade e contaram com o apoio do programa Juventude em Ação da União Europeia. O primeiro encontro partiu de um intercâmbio entre Portugal e Estónia e segundo de intercâmbio entre França, Hungria e Portugal com a produção de um vídeo elaborado pelos jovens participantes. Para além de comemorar os 20 anos do grupo Ginga Brasil ocorreu ainda o lançamento do CD do instrutor Formigão do grupo Ginga Brasil em Lisboa.
Pelas três adições passaram inúmeros convidados como Mestre Paulo Vítor ( Açores) , Mestre Carlão ( Rio de Janeiro – Londres), Mestre Chapão ( Porto), Mestre Caramuru ( Porto), contra mestre Cebeça ( Alemanha), Professor Tocha  ( Hungria ), Professor Juninho (França), Professor Leão (Andorra), Instrutor Peti ( França), Instrutor Foca ( Alemanha).  Na terceira edição contamos novamente com a presença do Professor Tocha e tivemos a ilustre presença do Contra Mestre Sazuki da República Checa juntamente com alguns dos seus alunos.
Mas que um simples evento o Gingando para cidadania é um conceito que norteia a atuação do grupo Ginga Brasil na Europa, uma forma de estar, agir e pensar a capoeira. Para além das aulas e rodas, as palestras, as aulas de percussão, debates, noite do cantador e a interação constante entre os participantes tornam o evento bem especial.
Na terceira edição destacamos a vinda dos membros do grupo do Brasil e a boa energia deixada por eles nas aulas e rodas.

Salve capoeira

Sem comentários:

Mensagens populares