Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Ginga Brasil capoeira : uma caminhada de vinte anos




É com alegria e regozijo que venho parabenizar o evento de vinte anos do Grupo Ginga Brasil em São Paulo. A data comemorativa recorda a fundação do grupo pelo Mestre Nenê e todo esforço decorrido de anos de dedicação dos seus integrantes pelo crescimento do grupo dentro e fora do Brasil. São duas décadas de existência, de momentos de alegria e tristeza em que nem sempre as coisas correram bem, mas também de uma luta constante em prol da capoeira e de uma ideia de crescimento. Vinte anos é ainda um tempo curto comparado com outras agremiações, que já passaram momentos diferentes que nem sonhamos em  vivenciar. Contudo é um tempo de entrada na maturidade dos seus membros mais antigos e de reconhecimento de um trabalho árduo e rico em histórias para contar.
Como parte do grupo desde a última metade da sua existência e tendo sido  um dos pioneiros a integra-lo fora do Brasil, recordo momentos difíceis de criação e manutenção do grupo, idas e vindas de companheiros, momentos de esmorecimento e desalento, mas também de resistência e vigor em prol de uma ideia para a capoeira da qual acredito com veemência. Ganhamos mais adeptos para as nossas ideias, criamos uma associação, construirmos parcerias duradouras e organizamos um evento que já segue na sua terceira edição, cujo modelo foi exportado para o Brasil: Gingando pela Cidadania.  
Por ocasião desses vinte anos, o grupo organizou em São Paulo um grande encontro, que contou com a presença de importantes Mestres de São Paulo ( Mestre Ananias, Brasilia) e convidados da capoeira carioca ( Mestre Nestor e seu filho Itapuã). O encontro culminou com a formatura de novos gradudos, instrutores e professores, mas principalmente dos dois novos Mestres do grupo, Mestre Eduardo Negão e Mestre Boiadeiro. Em representação dos integrantes do grupo na Europa estiveram presentes o Contra mestre Bola e o Graduado Frick.  Estamos felizes por mais um degrau nessa longa caminhada.


Salve Ginga Brasil, passado, presente e futuro...

Sem comentários:

Mensagens populares