Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Das maltas às tribos: percursos e estratégias identitárias dos grupos de capoeira em Portugal

Trata-se de um trabalho realizado no âmbito do Mestrado em Sociologia na Universidade do Minho (2010) em que tenta-se construir um panorama da capoeira em Portugal:

Para obter uma cópia: cangaceiro16@hotmail.com


Sabemos que formalmente a história da capoeira em Portugal começa com Afránio Gouveia Silveira, o mestre Magôo[1].    
Cheguei em Portugal no dia 19 de Setembro de 1987, e logo no mês seguinte (Outubro) já ministrava aulas de capoeira numa sala na rua de Santa Catarina , próximo ao Marquês de Pombal no Porto”(Mestre Magôo, comunicação pessoal  por correio electrónico, 18, Março de 2010).
No ano de 1991 registava-se legalmente no Registo Comercial de Lisboa , a Associação de Capoeira Negro Nagô de Angola, a primeira instituição vocacionada para capoeira em Portugal.
“Inicialmente eu vim para Alemanha mas não era para trabalhar com capoeira .Não deu certo, ai eu vim para Portugal. Eu precisava trabalhar, comecei com a capoeira e procurei nos jornais. Hoje não se vê, mas naquela época capoeira era nome de restaurante. A maioria das pessoas não sabia o que era capoeira assimilava que capoeira era galinheiro.”
O mestre conta que seu primeiro espaço de aulas era uma academia de Kung Fu situada num edifício na rua Santa Catarina no Porto, próximo ao Marquês. Após essa fase inicial seu trabalho se expandiu ao ponto de confessar-nos na entrevista que foram poucos os ginásios no Porto onde ele não deu aulas, sendo que durante alguns anos foi o único a dar aulas.  
“Passei um longo tempo sozinho. Primeiro veio o Aloísio que faleceu em Portugal, depois veio o Elástico, que era contra mestre do Gringo, quem eu ajudei a se fixar numa academia. Em 1995 chegou o Barão, em Ermesinde onde estava o Aloísio e como ele tinha morrido ele ficou com os alunos”.


[1] O mestre Magôo iniciou a sua formação com o Mestre Ivan, em 1975 no estado de Minas Gerais tendo mais tarde mudado para o estado do Rio de Janeiro onde fundou a Associação de que é líder


1 comentário:

Contra-Mestre Bola Ginga Brasil disse...

Parabnés pelo trabalho meu camara muita luta nessa sua vitoria um grande abraço e muito axé Bola capoeira.

Mensagens populares